Fechado: Kusini Yengi assinou contrato de quatro anos com… leia mais.
San Lorenzo de Almagro se classificou para as oitavas de final da Copa Libertadores nesta quinta-feira com um empate sem gols fora de casa contra o Palmeiras, em uma partida emocionante marcada pela despedida de Endrick, que se despediu dos torcedores antes de se transferir para o Real Madrid.
A equipe argentina conseguiu neutralizar Endrick, Estevão e Luís Guilherme, as três maiores joias do Palmeiras, e garantiu um ponto crucial para se classificar como o segundo colocado do Grupo F, com 8 pontos, em uma noite fria no Allianz Parque, em São Paulo.
A vitória do Independiente del Valle sobre o Liverpool de Montevideo (2-1) foi em vão. Os equatorianos terminaram em terceiro lugar com 7 pontos e terão que disputar os playoffs da Copa Sudamericana.
O Palmeiras, que buscava a melhor campanha na fase de grupos, terminou na liderança do grupo com 14 pontos e nenhuma derrota.
A equipe verdiblanca esteve bem abaixo de seu nível, sem tensão até o final da partida, talvez sobrecarregada pela saída de Endrick, que se emocionou durante as saudações cerimoniais enquanto os torcedores exibiam um tifo com a mensagem: “Até logo.”
Nas arquibancadas, havia muitos banners, alguns humorísticos: “Endrick será o único ex que vou sentir falta”, dizia um deles.
Em campo, houve muito pouco futebol até os minutos finais. A equipe paulista inicialmente se apoiou fortemente em bolas longas para seus três jovens atacantes.
O San Lorenzo precisava apenas de um empate para avançar para as oitavas de final e optou por ser cauteloso na defesa. Romaña e Luján foram uma constante dor de cabeça para Endrick, que pediu um pênalti de forma desesperada e veemente.
O time do Almagro raramente se aproximou da área adversária, mas teve uma clara oportunidade no primeiro tempo após uma corrida de Bareiro que terminou com um chute alto de Eric Remedi.
O perigo da equipe da casa veio principalmente de bolas paradas. Em uma delas, Gustavo Gómez, do Paraguai, teve um gol anulado por um leve impedimento.
No segundo tempo, o ritmo permaneceu lento. Leguizamón, com um chute potente, quase surpreendeu Weverton com uma cobrança de falta de longa distância.
Na outra ponta, uma saída ruim de Facundo Altamirano quase se transformou em gol para Estevão, que chutou para o corpo do goleiro argentino.